Profissionais das áreas da psiquiatria e psicologia são categóricos em afirmar que as conexões sociais são responsáveis pelo nosso bem-estar. Alguns vão além, afirmando que essas conexões impactam também o sistema imunológico.

Mas para que essas conexões sociais surtam o efeito desejado é necessário que elas tenham qualidade, com trocas significativas, a ponto de realmente nutrir esse senso de conexão.

Para a grande maioria das pessoas pode ser fácil lidar com uma grande variedade de assuntos, mas há aqueles que, por alguma razão, têm dificuldade em estabelecer essa conectividade mais profunda. Nesse caso, a boa notícia é que existem alguns atalhos: são frases simples que funcionam como verdadeiro desbloqueio!

“Conte-me mais”

Quando dizemos a alguém “conte-me mais”, isso significa que valorizamos a voz do outro, que estamos realmente atentos ao que ela tem a nos dizer. E nesse caso, a conversa não precisa durar horas, bastam cinco minutos para que a boa comunicação aconteça, ou a conectividade ideal.

“Você me parece triste”

Esta frase por si só expressa algo muito valioso, pois ao dizer ao outro que ele lhe parece triste, estamos mostrando que prestamos a atenção e que a situação nos importa.

A frase também pode ser “você me parece muito feliz”... eis a porta aberta para uma boa interação social. Afinal, nada melhor do que compartilhar boas novas e acontecimentos felizes.

Em qualquer diálogo, jamais podemos esquecer de olhar o outro nos olhos, prestar atenção aos gestos, entonação de voz.... todos esses sinais são elementos essenciais para estabelecermos uma genuína conexão.

É preciso, de igual forma, estar atento à negação ao diálogo. Respeitar o desejo alheio também é comunicação.


Publicado em 15/09/2021 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!