A rotina exaustiva de trabalho, muitas vezes, parece ser um empecilho para uma alimentação saudável. Tanto nos lanches, quanto nas refeições principais, frequentemente optamos por comidas prontas que nos permitem comer em minutos e voltar ao trabalho. Dentre essas opções, encontram-se os alimentos ultra processados, pouco nutritivos, adicionados de corantes, conservantes, realçadores de sabor, quantidades excessivas de sódio, açúcares e gorduras que se mostram como alternativas muito práticas. É só abrir uma embalagem que o produto está ali, disponível para o consumo, ou pedir algo pelo aplicativo do celular.  Mas será que essa a melhor escolha que podemos fazer?

A resposta é não. Podemos sim ter uma alimentação saudável, nutritiva, que nos ajude a manter a saúde mesmo fora de casa. Basta fazermos escolhas assertivas no momento das refeições. Veja a seguir as dicas que irão facilitar sua rotina:

1) Tenha uma garrafinha de água com você! Água é essencial para a manutenção da saúde. Levando uma garrafinha de água para o trabalho você se mantém hidratado e evita a compra de bebidas não nutritivas como refrigerantes e sucos industrializados na hora que a sentir sede.

2) Opte pelas frutas in natura, castanhas ou frutas secas nos lanches. Tão prático quanto abrir um pacote de biscoito é descascar uma banana, não acha?

3) Opte por restaurantes self-service. Neles conseguimos fazer boas escolhas e colocar no prato apenas o que vamos comer, evitando exageros e desperdícios. Monte seu prato desta maneira: 50% vegetais (folhas, legumes crus e cozidos – faça bem colorido!), 25% carboidratos (nosso querido arroz com feijão, ou massas integrais, batatas...), 25% proteína (dê preferência aos grelhados). E que tal uma frutinha de sobremesa?

4) Evite substituir as refeições por lanches ou sanduíches. A sensação de saciedade vai embora rapidamente e você vai sentir fome na sequência. 

5) No tempero da salada, evite usar molhos prontos! São calóricos e cheios de ingredientes ruins. Prefira limão, azeite, vinagre e um pouquinho de sal.

Caso você faça as refeições em casa, já deixe algumas coisas pré-preparadas, como os legumes cozidos congelados, salada lavada armazenada na geladeira, feijão congelado.  Assim não bate aquela preguiça na hora de preparar!!!!

Com essas dicas espero que vocês consigam fazer melhores escolhas durante e correria do dia a dia. Lembre-se que pequenas mudanças na alimentação já auxiliam muito na nossa saúde e qualidade de vida!

por Milena Schardong, nutricionista CRN8 – 12407


Publicado em 07/01/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

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