Em um momento sublime de concentração, próximo a visualizar a solução para um problema, quem nunca não perdeu o fio da meada por ter sido interrompido por uma ligação ou alguém falando na sua orelha? Nossa, que nervoso!!!!!!!!!!!

Pior ainda se essa ligação era de algum telemarketing....

Isso já aconteceu comigo inúmeras vezes e não há nada que faça recuperar a memória ou elevar a concentração àquele nível anterior.

 

Esses esquecimentos e lapsos de memória podem estar escondendo seu compromisso com multitarefas, ou seja, você está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo.

À primeira vista, ser multifuncional pode parecer positivo, mas não é!!!!!

Ao dispensar seu nível de consciência em muitos afazeres impede que sua concentração seja completa e de boa qualidade, ou seja, a “atenção plena” não acontece.

Neurocientistas afirmam que nosso cérebro funciona melhor se temos um fluxo equilibrado de energia, por isso o ideal é compartimentar cada pensamento, cada atividade. Portanto, cada coisa no seu devido tempo.

Para não turvarmos nossa capacidade de concentração, observe algumas estratégias:

Ao precisar interromper um estudo ou leitura de algum documento, use lembretes para referir o que você pensava naquele momento ou a que conclusão se aproximava. Caso contrário, a linha de raciocínio pode ser perder para todo o sempre!

Informe as pessoas a sua volta que não deseja ser interrompido. É importante que os outros saibam suas necessidades. Normalmente mantemos nossos limites em segredo, imaginando que irão adivinhar nossos desejos. Você já parou pra pensar o quanto isso pode afetar seus pensamentos e gerar ansiedade? Nada como um bom diálogo, clareza e transparência!

Para onde você dirige sua mente é escolha sua. Ao dispender energia em multitarefas, pode advir a sensação de opressão justamente por ter que resolver muitas coisas ao mesmo tempo. Foque no que é necessário e urgente e deixe para mais tarde o que dispende menos energia. Portanto, planejamento diário ajuda a otimizar o tempo para a execução adequada de cada atividade.

Observe também o período do dia em que você é mais produtivo, reserve-o, portanto, para as atividades que exigem maior concentração.

Outra alerta: celulares e computadores. Sinais sonoros a cada mensagem que recebe são altamente nocivos para sua concentração. O bombardeio de estímulos só irá atrapalhar! Portanto, limite seu tempo on line.

Na verdade, tudo se resume a quem assume o controle, ou você controla as distrações ou as distrações controlam você.

Está nas suas mãos!


Publicado em 16/10/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

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