Quem me conhece sabe que sofro desde a adolescência com dores de cabeça, enxaqueca mesmo! Já consultei com neurologistas, experimentei inúmeros medicamentos, acupuntura, yoga, dietas restritivas, enfim... mil coisas.

Atualmente, por orientação médica, faço uso de um complexo vitamínico para, ao menos, espaçar as crises, além de medicamentos para controle da dor.

Conheço meus gatilhos, mas, na rotina diária, muitas vezes não há meios de fugir deles.

Nessa minha constante busca por soluções ou abrandamento do problema, descobri que alguns chás podem auxiliar no controle da dor.

Os chás ajudam porque são naturalmente hidratantes, mas também porque possuem catequinas antioxidantes antinflamatórias, que nada mais são que o efeito medicinal propriamente dito.

 

Então, vamos aos chás:

Chá de gengibre

Alguns profissionais da saúde sustentam que as enxaquecas estão relacionadas a um desequilíbrio no microbioma intestinal e que o gengibre, com suas propriedades medicinais, acalmaria esse desconforto.

Chá de camomila

Esse chá, na verdade, é popularmente conhecido por ser um ótimo relaxante, auxiliando, inclusive, o sono. Portanto, faz sentido associar a camomila às dores de cabeça quando essas são causadas por tensão ou estresse.  

Chá de hortelã-pimenta

As folhas da hortelã-pimenta contêm mentol e o óleo extraído da planta apresenta, dentre outros nutrientes, magnésio, potássio, vitaminas A e C, além de benefícios anti-inflamatórios. Ou seja, minimiza tensão muscular e sintomas de resfriado que são, muitas vezes, desencadeadores da dor de cabeça.

Chá de casca de salgueiro

A casca do salgueiro é a fonte original da salicina, que é o ingrediente ativo que compõe a aspirina e isso a torna uma erva poderosa para o alívio de uma variedade de dores, incluindo dores nas costas, nas articulações, gota, tensão muscular, tontura e dores de cabeça.

Chá verde

O chá verde é uma das opções de chá mais saudáveis que existem graças à sua alta concentração de galato de epigalocatequina, um anti-inflamatório catequina. Por isso o chá verde tem sido usado para melhorar o estado de alerta mental e dores de cabeça.

A ligação entre cafeína e dores de cabeça

Sabe-se que um dos efeitos colaterais da cafeína é justamente, dor de cabeça, mas para quem habitualmente consome bebidas com cafeína, abandoná-la de vez pode desencadear a dor, tal como uma crise de abstinência.

É preciso também um alerta: a cafeína desidrata. Nesse caso, beber água, chás de ervas ou outra dessas bebidas de apoio imunológico pode ser mais útil. Se você estiver bebendo chá com cafeína, fica atenta ao horário para não afetar a qualidade do seu sono.

Como obter os melhores resultados com a ingestão de chás?

Quando se trata de combater dores de cabeça com a ingestão de chás, a sugestão é consumi-lo no início do dia, em substituição ao café, mas se a dor de cabeça já se instalou, beba o chá como primeira linha de tratamento. Em outras palavras, comece a ferver a água o mais rápido possível quando a dor aparecer.

O ato de beber chá é calmante por si só, e essa prática ajuda a liberar a tensão no corpo.

Importante: consulte seu médico para que você receba orientações corretas sobre o tratamento da sua dor. Chás são paliativos e não tratam doenças!

Saúde!


Publicado em 23/10/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!