Quem nunca passou a noite em claro com a mente em turbilhão, uma enxurrada de pensamentos que impedem o sossego?

Nada é mais frustrante do que chegar em casa cansado e na hora de dormir a mente não se acalma, continua no mesmo ritmo do dia, enlouquecida com pensamentos ou coisas pendentes.

Se você é uma dessas pessoas que passa a noite rolando na cama e acorda um trapo, talvez essas dicas poderão ajudar.

Inspire e expire

Esse exercício respiratório, em que em cada inspiração ou expiração se conta até 5 traz ótimos resultados, mas foque na respiração, não deixe os pensamentos intrusos atrapalharem seu momento. Repita muitas e muitas vezes, seja insistente, o sono vai chegar!

Pense em algo que te traga alegria

Esse exercício funciona comigo perfeitamente. Quando penso na minha infância, nos dias quentes de verão à beira do mar em Itanhaém, tudo se acalma. O mar exerce um fascínio sobre mim... penso nas ondas, nos meus pés em contato com a água.... e pronto, já adormeci!

Memórias felizes, certamente, irão ajudar sua mente se acalmar.

Anote suas preocupações

Antes de deitar, anote todas as suas preocupações em um bloco de notas. Esse hábito funciona como se você estivesse, literalmente, descarregando suas angústias para o papel e esvaziando a mente.

Leia

Se você sofre para embalar no sono, leia algo desinteressante, realmente chato, que não prenda sua atenção... tenho certeza que seus olhos fecharão como em um passe de mágica. Sugiro livros didáticos, manuais ou qualquer outro assunto que lhe pareça entediante.

Use máscara para dormir

A máscara de dormir obriga os olhos a se manterem fechados. Além disso, com a máscara você estará enviando ao seu cérebro o comando para relaxar, desacelerar e finalmente dormir.

Além dessas dicas, há quem recorra a mantras, meditação, oração... enfim, vale toda e qualquer tentativa para descansar feliz.

Se nada disso ajudar, recorra a um profissional da saúde. A  falta de sono pode interferir na sua qualidade de vida e bem-estar.

Boa sorte na sua busca e bons sonhos!


Publicado em 02/03/2021 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

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