No verão, além da lavagem, é ótimo aproveitarmos os dias quentes para colocarmos mantas, cobertores e travesseiros no sol. Mas e o sofá?

Com a chegada do inverno, o sofá é um verdadeiro convite para descansar e passar uma tarde chuvosa assistindo às séries na TV que tanto amamos!

Mas esse móvel preciso estar bem limpo. Então, siga as orientações:

Se o sofá for de tecido (algodão, linho, veludo, poliéster), use o aspirador de pó para remover resíduos superficiais. Essa prática deve acontecer, no mínimo, uma vez por mês. Muitos aspiradores já possuem ponteiras específicas para esse fim. Não se esqueça de aspirar bem as almofadas ou, se possível, lavá-las.

 

Se houver manchas resistentes no tecido, existem produtos específicos para limpeza de sofás em algodão, linho, veludo e outros. Nesse caso, dilua o produto em água (conforme recomendação) ou faça uma mistura de um litro de água morna (não quente) com 250 ml de vinagre branco.

Use um pano ou a parte macia de uma esponja para passar a solução escolhida no sofá, depois passe um pano seco e espere secar.  

Outra possibilidade: umedeça o lado mais áspero de uma esponja em álcool e esfregue suavemente em pequenas seções, onde se concentram as manchas mais resistentes (ideal para sofás em microfibra).

Se seu sofá apresenta na etiqueta a especificação “O”, é possível utilizar aspirador de água ou pulverizador, mas verifique bem as diretrizes do fabricante. Nesse caso, observe o passo a passo:

- limpe o sofá com um aspirador de pó;

- misture o produto de limpeza específico para o seu sofá na água;

- coloque parte da mistura no pulverizador e pulverize o sofá;

- use uma escova macia para esfregar o sofá com o que sobrou da mistura;

- aspire a água com o aspirador de água.

Para sofás de camurça: misture água e detergente e use um pano para retirar a sujeira. No dia a dia, escove o sofá com uma escova específica para camurça para manter o visual. E, caso caia líquido, seque imediatamente.

Para sofás em couro: passe um pano de microfibra levemente umedecido sobre as manchas. Faça isso apenas conforme necessário, pois o couro pode ser frágil. Há produtos específicos para limpeza de couro, como os condicionadores, mas sempre verifique as diretrizes do fabricante.

Super dicas:

A espuma de detergentes pode ser usada para retirar manchas de gordura e refrigerante do sofá. O vinagre, por sua vez, é infalível na remoção de manchas de caneta. É só esfregar levemente o local com uma esponja macia.

Já a água com gás ou tônica é a saída para quem derramou vinho ou café no estofado – e, para finalizar, use papel toalha para secar, mas não esfregue! Se não tiver nenhuma dessas bebidas, pode usar gelo também, indo das bordas para o centro da mancha.

Por fim, evite sempre usar sabão em pó e produtos de limpeza que tenham cloro na composição. Caso não saiba qual é o tipo de tecido do seu móvel, opte por pano úmido ou, no máximo, detergente neutro líquido.

Boa limpeza!


Publicado em 10/06/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!