À medida que os desafios com a pandemia crescem é natural nos sentirmos angustiados, presos e frustrados nos nossos objetivos cotidianos. E assim como acontece conosco, à nossa volta familiares, amigos e colegas estão igualmente tensos.

Embora tenhamos o desejo de oferecer apoio ao que estão à nossa volta, esse negativismo e estresse causam, via de regra, um efeito dominó intensificando ainda mais o problema. Nesse caso, conflitos que poderiam ser evitados vêm à tona e o caos se instala.

Pensando nisso, elenco abaixo algumas formas de nos mantermos no controle sem nos deixar levar pelo pessimismo e frustração alheios.

 

De fato, não podemos controlar o que acontece ao nosso redor, mas podemos perfeitamente controlar nossas reações e refletir sobre as emoções.

Esse controle permite que avaliemos a situação por outro prisma. E nesse caso, estaremos aptos a oferecer ajuda ou, simplesmente, ouvir.

Por outro lado, conhecendo-se bem, pode ser que você não consiga se manter no controle ou lhe falte habilidade para lidar com tamanho estresse. Nesse caso, tudo certo e não se cobre por isso. Afastar-se de ambientes tóxicos é, também, uma alternativa.

Em meio a situações desafiadoras, lembrar-se que o estresse é do outro e não seu, facilitará o autocontrole. Lembre-se, sempre, ao ouvir uma queixa, uma lamúria, você estará ouvindo a versão do outro. Não incorpore ou tome para si essas questões. Aprenda a se blindar!

Nossa memória guarda tanto eventos traumáticos e infortúnios quanto momentos felizes e preciosos. Ao acessar as memórias positivas, invariavelmente, afastaremos a tensão e o estresse.

Outras opções para nos afastarmos do estresse coletivo são: foco em exercícios respiratórios, oração, mantras, música, poesia, meditação.

Enfim, o importante é sairmos ilesos de ambientes tensos e cultivarmos a esperança.

Haverá de passar!


Publicado em 23/03/2021 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!