Chicas, independentemente da estação do ano pela qual estamos passando, todas elas interferem de alguma forma na saúde da nossa pele. Além da rotina diária de cuidados, podemos adotar também outras medidas para minimizar esses impactos. Vamos ver:

 

1. Medidas em casa

Quanto mais seco o ar, mais seca a pele. Então, o uso de um umidificador no ambiente em que você passa grande parte do tempo é essencial para manter a pele hidratada. Mantenha a casa arejada e limpa.

 

2. Ingestão de água

Há uma relação direta entre o estado do intestino e a saúde da pele. Para as Chicas com pele seca, dermatologistas recomendam a ingestão de nozes, abacate e azeite, ou seja, faça uma adequação da sua dieta com gorduras “do bem”. E beba muita água!

Para quem tem pele oleosa ou acneica, a recomendação é uma dieta rica em vitaminas A, C e E, que são antioxidantes poderosos e atuam equilibrando a produção de sebo. Veja alguns desses ingredientes: cenoura, laranja, mamão, abacaxi, nozes. Retire do cardápio chocolates e farinha branca. E, claro, também beba muita água!

Chicas, nada muito dramático ou difícil de pôr em prática!

3. Esfoliação

A esfoliação da pele deve ser inserida na sua rotina de cuidados, em média 2 a 3 vezes por semana, conforme orientação do seu dermatologista. A esfoliação (retirada das células mortas) permitirá que os hidratantes penetrem de forma mais eficaz e adequada à pele.

Existem esfoliantes físicos e químicos. Ambos têm o mesmo propósito que é estimular o desenvolvimento de uma pele com viço, brilho e maciez.

O esfoliante físico utiliza o atrito em seu favor, através de partículas ou grânulos presentes na composição do produto. O químico, por sua vez, remove as células mortas da pele através de determinadas substâncias químicas (componentes com PH ácido) que ajudam a descamar a pele. Como esta última é mais intensa, exige maiores cuidados após a aplicação. Por isso a supervisão do seu dermatologista é essencial.

4. Soro antioxidante ou sérum

A pele da face é continuamente agredida por radicais livres causando manchas, quebra de colágeno e o surgimento de linhas finas prematuramente. Uma fórmula com vitamina C pela manhã, antes do seu hidratante (que é mais denso e pesado) manterá a pele protegida dessas agressões do dia a dia.

E jamais esqueça o filtro solar!

5. Concentre-se em uma rotina noturna de cuidados

Todas as noites antes de dormir, é imprescindível uma rotina que garanta uma pele saudável durante o dia. Após o sérum e o hidratante do rosto, aplique um creme suave para os olhos sob as pálpebras, como o tratamento Estée Lauder – Advanced Night Repair Eye (preço em média R$ 193,00 – 15 ml).

No inverno, embora o calor de um banho noturno possa parecer fenomenal, limitar o tempo de enxágue a cinco minutos ou menos e usar água morna - e não quente -, minimiza o efeito da desidratação da superfície da pele. E, em vez de sabonete em barra, adote um produto de higiene com formulação líquida suave.

No inverno, nada de máscaras com argila ou carvão. É o ácido hialurônico, poderoso hidratante, que deve ser seu forte aliado.

6. Nada de bebidas alcoólicas

O ato de ingerir bebidas alcoólicas está no ranking número 1 de danos à pele. O álcool afeta as membranas mucosas do pâncreas, do fígado à pele. O primeiro efeito é a desidratação. Além disso, inflama o tecido e essa inflamação sistêmica cria uma reação histamina – vermelhidão e o rubor. Aí Chica, corrigir isso vai dar trabalho!

Se for beber algo alcoólico, beba água também.


Publicado em 20/03/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!