Todo gerente de empresa, seja ela gigante ou de pequeníssimo porte, precisa periodicamente realizar reuniões, gerenciar fluxos, definir metas e objetivos a médio e longo prazo. Tudo isso tem por objetivo o sucesso e a prosperidade do negócio.

Imagine como seria essa empresa sem planejamento e estratégias claras.... no mínimo, uma catástrofe!

Se pensarmos bem, uma família não difere das empresas. Por mais simples que sejam os objetivos (assistir a um filme ou caminhar no parque) exige-se um mínimo de tratativas entre seus membros.

O exemplo acima é bastante simplista, então vamos ampliar o contexto: via de regra os casais desejam, ao longo da união, conquistar bens, realizar viagens, ter filhos ou não, ter plano de saúde, previdência, casa na praia .... Imagine, então, ambiguidades nesses desejos ou na tomada das decisões.... na certa, o futuro dessa relação não será bom e os planos, muito provavelmente, frustrados.

 

É preciso sentar e conversar, mas atenção: terapeutas de casal advertem que as reuniões para estabelecer objetivos em comum e definir metas financeiras ou projetos de médio e longo prazo não devem acontecer em uma noite de encontro. Ou seja, os jantares românticos devem permanecer românticos. Agende com seu companheiro a reunião com a proposta de conversarem sobre negócios!

É importante que todos entendam que OBJETIVOS representam os desejos. Portanto, devem ser claros e bem pensados. Melhor, ainda, se forem inspiradores e envolventes.

Assim, na definição dos objetivos da família é de suma importância que alguns pontos fiquem bem transparentes:

- o responsável pela sua realização;

- qual a contribuição da outra parte;

- o tempo médio para a conquista;

- a definição de reuniões regulares para debater o projeto e sua evolução;

- realinhamento, se necessário;

- redimensionamento dos outros compromissos ou do lazer. Por exemplo: economias ou passeios que serão abortados em detrimento do objetivo maior.

O ideal é colocar as ideias no papel, com clareza. Talvez um cronograma ou uma planilha no Excel possam servir de ferramenta.

Como fonte de motivação para a família, é importante estabelecer, também, qual a RECOMPENSA por um tempo de privações financeiras ou de lazer.  

É importante, ainda, que todos tenham em mente que fracassos podem acontecer, assim como ocorre nas empresas. Faz parte do caminho, mas se houver união e boas estratégias, a viagem será muito mais interessante e o sucesso promissor!

Então, família, mãos a obra!


Publicado em 19/10/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!