A mesa brasileira é bastante farta em frutas, verduras e hortaliças, mas nem sempre temos conhecimento dos seus reais benefícios.

Dentre as folhas escuras ricas em nutrientes, as mais populares são a couve e o espinafre. Ambas contém fitonutrientes, antioxidantes (betacaroteno, vitaminas A e K e luteína) e fibras prebióticas.

Com relação às fibras, faço um esclarecimento: os benefícios das fibras vão muito além da saúde intestinal, elas contribuem na redução do colesterol total e no controle do LDL. Nesse sentido, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

A composição de ambas as folhas é 90% água, o que significa que são naturalmente hidratantes e com baixo colesterol.

Quanto às diferenças, vejamos os valores nutricionais de 1 xícara de couve e 1 xícara de espinafre, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) :

Nutrição de couve:

  • Calorias: 12.2
  • Gorduras: 0.232 g
  • Sódio: 9,5 mg
  • Carboidratos: 2,19 g
  • Açúcar: 0,565 g
  • Fibra: 0,9 g
  • Proteínas: 1,07 g
  • Cálcio: 37,5 mg
  • Ferro: 0,368 mg
  • Magnésio: 11,8 mg
  • Folato: 35,2 µg

 

Nutrição de espinafre:

  • Calorias: 6.9
  • Gorduras: 0.117 g
  • Sódio: 23,7 mg
  • Carboidratos: 1,09 g
  • Açúcar: 0,126 g
  • Fibra: 0,66 g
  • Proteínas: 0,858 g
  • Cálcio: 29,7 mg
  • Ferro: 0,813 mg
  • Magnésio: 23,7 mg
  • Folato: 58,2 µg

 

Em termos de nutrição, o espinafre apresenta mais ferro, o dobro da quantidade de magnésio, além de mais folato. É, ainda, mais rico em luteína e vitamina K.

Mas, para quem está preocupado com a ingestão de fibras, a couve pode ser a melhor opção, pois fornece o dobro da quantidade em comparação com o concorrente. Também é mais rica em vitaminas do complexo B.

Quanto ao sabor, o espinafre tende a ser mais suave e macio. A couve, por sua vez, é mais dura, mais amarga e pode suportar tempos de cozimento mais prolongados.

Em razão dessas diferenças de textura e sabor, a couve funciona melhor em refogados s ensopados, mas não desperdice os talos, cozinhe-os conjuntamente. O espinafre murcha muito mais rápido e possui sabor mais suave, por isso, pode ser uma boa opção para smoothies e sucos verdes. Panquecas e omeletes também ficam ótimos com espinafre.

Portanto, uma opção não é necessariamente melhor do que a outra, desde que atenda sua necessidade nutricional e paladar. 

Bom apetite!


Publicado em 15/06/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

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