Das inúmeras sensações e experiências que experimentamos com a pandemia, uma, em especial, tem me feito refletir.

Adaptada, sem opção, ao isolamento e distanciamento social para fins de sobrevivência e segurança física, percebi que meus limites pessoais estão modificados.

Embora reconheça certo progresso com a crescente população vacinada, não me vejo com pressa de me reconectar às pessoas. E o mais incrível é que esse sentimento está presente em muitas pessoas, não só aqui, mas ao redor do mundo.

É como se o isolamento criasse uma esfera de proteção, um espaço seguro que criamos para nós e familiares próximos.

Acredito que esse sentimento tem a ver com a necessidade de ruptura com relações tóxicas, com imposição de limites mais claros e precisos.

Para mim, talvez para você também, alguns comportamentos se tornaram cansativos demais: conversa fiada, discussões sobre eficácia da vacina, ambientes lotados com pessoas de acotovelando, polarização, abraços sem permissão e o pior, “sendo percebida”. Ah, como é bom o anonimato!!!!!

Como todos nós tivemos que reformular nossas rotinas, estabelecemos, sem perceber, outras exigências, outras prioridades e novos limites.

E por isso me sinto mais, emocionalmente, cru e sintonizada com as minhas necessidades e com uma janela de tolerância diferente de outrora.

Sei que outras pessoas sentirão vontade de correr em direção oposta e sair falando pelos cotovelos sobre tudo e todos.

Respeito, aceito e acho graça dessa diversidade, mas não podemos deixar de nomear nossos limites à medida que a reabertura da sociedade acontece.

E para que esses limites sejam bem expressados e compreendidos só há uma solução eficaz: diálogo e olhos nos olhos. Não presuma nada, fale com clareza e ouça, mas também dê espaço para que os outros possam falar e serem, cordial e corretamente, ouvidos.

É tempo de aprimorar nossa capacidade emocional com maior compreensão e aceitação. Quem sabe, assim, a nossa sociedade se aprimora!


Publicado em 14/05/2021 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!