Mundo afora, mas principalmente em se tratando do contexto brasileiro, quem tem trabalho deve estar grato e dar o melhor de si para mantê-lo. Essa é a nossa realidade!

E a grande “charada”, nessa escassez de oportunidades, pode ser se tornar indispensável, ou seja, a empresa, o comércio ou o escritório podem ir à banca rota sem você ou pelo menos que assim acreditem.

Isso é maravilhoso e dá aquela lustrada no ego, mas até que ponto essa dedicação e dizer “sim” a todos os clamores do chefe são válidos?

Sabemos que funcionários dedicados correm maior risco de exaustão ou vivem em um eterno conflito entre trabalho e família.

Sendo assim, saiba que não é necessário dizer SIM a todos os pedidos do seu chefe ou superior. Se há certeza da sua motivação com o trabalho e da sua capacidade em gerir seus afazeres, diga NÃO. Trabalho em excesso pode atrapalhar o desenvolvimento do próprio trabalho. Saiba dosar e achar um ponto de equilíbrio.

Vamos a um exemplo: se seu chefe pede seu envolvimento em algum projeto que pode inviabilizar ou comprometer o resultado do restante dos seus afazeres, diga um NÃO mais ou menos. Ou seja, comprometa-se a dar eventual suporte ou uma revisão final. Equilíbrio, entende!

Se necessário for, argumente e demonstre suas preocupações com o desenrolar das suas atuais atividades. Diante dessa ponderação, dificilmente seu chefe não ficará satisfeito.

Anos trás trabalhei no departamento jurídico de uma construtora. O expediente se encerrava às 18:30 horas. Nesse horário, o dono da construtora passava pelas salas apagando as luzes e determinando que fossemos para casa. Pouco importava se os funcionários ainda estivessem trabalhando. Indagado sobre esse comportamento, respondeu: “Se não foi possível concluir o trabalho durante o expediente, é hora de o funcionário rever seu planejamento e programação”.

Aprendi muito sobre gerenciamento do tempo e estratégias com esse Sr., inclusive que descansar e carregar as baterias é altamente necessário.

Bom trabalho!


Publicado em 28/09/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!