O perfeccionismo pode ser bom e positivo quando serve de motivação para ascendermos na vida e corrermos atrás de sonhos e objetivos.

Nessa situação, o perfeccionista vibra com suas conquistas e possui bom nível de satisfação com a vida.

Por outro lado, há o perfeccionista negativo que caminha de mãos dadas com uma insatisfação crônica, devido aos elevados níveis de autocrítica. Essas pessoas não se permitem cometer erros e assim como se julgam continuamente, julgam também os outros.

Nesse segundo caso, o perfeccionista pode alcançar quadros graves de depressão e ansiedade ou ideação suicida.

Para avaliar em que situação você se encaixa, é preciso muita reflexão, a fim de que a verdade venha à tona.

 

Feito o diagnóstico e se você está, realmente, disposto a deixar de se torturar, tenha em mente, num primeiro momento, que todos cometem erros e são, justamente, os erros cometidos pelo caminho que nos lapidam e ajudam a galgar novos degraus. Portanto, cometer erros não significa necessariamente fracasso, mas sim evolução!

Tenha em mente, também, que em qualquer trabalho ou tarefa que você se propõe a desenvolver o foco deve estar no PROCESSO e não no RESULTADO. Curta cada etapa e tire o foco da linha de chegada. É no percurso que você irá, verdadeiramente, descobrir suas aptidões e prazeres.

Ao reduzir a pressão sobre si mesmo a vida ficará muito mais leve!

Outra coisa, para tirar a ansiedade dos ombros tome decisões com antecedência ou com tempo hábil para melhor refletir. Assim você irá se cobrar menos.

Pedir ajuda ou delegar tarefas também são atitudes que o perfeccionista precisa aprender a desenvolver. Isso traz maior senso de realidade.

E por fim, tenha autocompaixão, porque ao longo da vida, mais cedo ou mais tarde, cometeremos erros. A autocompaixão amortecerá o domínio que o perfeccionismo exerce sobre você.

Feito isso, mime-se e reserve um tempo para relaxar.


Publicado em 29/09/2020 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!