Ler os outros é tão desafiador quanto crucial.

Todos os dias atos como pensamentos, sentimentos, motivações orientam nosso comportamento em relação aos outros.

E, naturalmente, nas relações sociais nos esforçamos para “ler” o outro com a finalidade de estabelecermos laços, vínculos e amizades duradouras ou afastarmos “maçãs podres”. Acontece que essa tarefa nem sempre é concluída com perfeição e muitas vezes somos induzidos a erro nessa análise.

Mas por que e onde erramos na leitura do outro?

Primeiramente, saiba que essa é uma tarefa extremamente difícil.

 

Na grande maioria das vezes fazemos um julgamento rápido, a partir das primeiras evidências. Esse é um atalho mental perigoso e digo isso porque aceitar determinada “fala” ou “dress code” é muito menos trabalhoso do que “investigar”.

Observe que o ato de não investigar pode ser inconsciente, porque se investigarmos corremos riscos de nos desapontarmos com verdades desagradáveis ou verdades que não queremos admitir. Ou seja, a falsa sensação de certeza elimina a curiosidade.

Então, como evitar essas armadilhas?

Tolere a incerteza com paciência e observe detalhes, gestos, expressão corporal, olhares, entonação de voz.... não tenha pressa.

Aqui o ditado “a pressa é inimiga da perfeição” é verdade absoluta!

Embora nosso cérebro esteja treinado para fincarmos a bandeira da certeza a partir da primeira impressão, saiba que o que está por vir irá nortear sua bússola na direção certa e precisa.

Tenha em mente que ninguém, absolutamente ninguém, esconde sua “verdadeira identidade” por muito tempo.

Todos nós já nos deixamos levar por uma fala com galanteios, por um vendedor com lábia, por promessa de negócios mirabolantes... não se culpe.

Lembre-se que na nossa cultura focamos simplesmente no resultado e não no processo de conhecer o outro. Na verdade, somos péssimos investigadores.

Mas, a partir de agora, que você conhece a receita, aguce seus sentidos, seus olhos e depois não diga que não te avisei!


Publicado em 12/04/2021 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!