O cansaço após as refeições é evento mais comum do que você imagina. De fato, há uma série de culpados por você desejar tirar aquela soneca após o almoço, mas também há boas alternativas para contornar essa situação se o seu dia não te permite tal luxo.

A fadiga após as refeições pode denunciar um prato com carboidratos em excesso. Os carboidratos promovem o aumento da insulina que leva à queda dos níveis de açúcar no sangue, levando, compreensivelmente, à sensação de cansaço.

Algumas alergias também podem trazer desconfortos após as refeições como dores de cabeça ou enxaquecas – sintomas comuns nos celíacos (intolerantes ao glúten). Portanto, fique de olho e consulte seu médico.

 

Refeições aleatórias ao longo do dia ou a não realização de uma das principais refeições contribui para o menor fluxo sanguíneo no cérebro, ou seja, a sensação de sonolência vai se fazer presente. Por exemplo: não tomar café da manhã e exagerar no almoço.

O hábito de não dormir adequadamente diminui a capacidade de metabolizar açucares. Esse fato somado a uma refeição mais pesada provocará, sem sombra de dúvidas, exaustão. A privação do sono é nociva à saúde em muitos aspectos, inclusive nesses desconfortos pós-refeições.

Alternativas para driblar esses incômodos:

  • - alimentação rica em fibras. Lembre-se que proteínas e fibras ajudam no controle glicêmico, afastando a sensação de fadiga após as refeições.
  • - exercícios regulares. Nada melhor do que se movimentar, ao menos 30 minutos por dia. Os exercícios mantêm os níveis de energia do corpo altos e, portanto, mais resistente ao cansaço.
  • - hidratação adequada ao longo do dia e boas noites de sono. Respeite seu relógio biológico.

 

Preste atenção às dicas do seu corpo.

Alimente-se devagar e avalie como seu organismo aceita cada refeição. E não se esqueça que vegetais e frutas sempre são aliados!

Cuide-se!


Publicado em 29/06/2021 Autora: Patricia De Conti - Copyright ©

Conheça o site: Obstetra Curitiba
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de sites
Clique aqui para ter um site com qualidade e resultados!